Maputo, Moçambique - 05.05.2014
NOVA PERSPECTIVA DE PAZ PARA MOÇAMBIQUE
Líder das Renamo foi aconselhado a deixar as matas
A paz para Moçambique constitui uma prioridade da política externa do PREA-Partido Republicano de Angola. Esta posição foi grandemente manifestada pelo líder dos partidos da oposição angolana, Carlos Contreiras, que perante uma grande audiência de jornalistas em Maputo, Moçambique , defendeu que os políticos moçambicanos devem lutar de forma pacifica e democrática em nome da paz.
"Acreditamosnas potencialidades intelectuais e inteligência de todo cidadao mocambicano, assim como acreditamos nas capacidades intelectuais e inteligencia do presidente Gebuza e no seu governo, da mesma forma acreditamos nas capacidades intelectuais e inteligência do líder da Renamo, Dr. Afonso Dhlakama."
O político disse ainda que as matas e a via das armas não representam uma solução para a paz em Moçambique, e apelou ao líder da Renamo, para regressar a Maputo defendendo que os presidentes dos partidos políticos mocambicanos devem desenvolver as suas actividades partidárias na capital com meios democráticos e pacíficos .
Contreiras exortou ao Executivo liderado pelo Presidente Gebuza para fazer um esforço na busca da paz tao almejada pelo povo moçambicano . "Assim com disse o Presidente Barack Obama: as guerras Hoje já não fazem parte da estabilidade", disse Contreiras. Na sua visão, Contreiras adianta que a estabilidade militar para Moçambique representa igualmente, estabilidade politica, militar, economica e socialmpara Angola e para a região austral do continente africano, a qual deve ser preservada e consolidada.
O presidente do PREA, Carlos Contreiras, fez um visita de cortesia a Fundação Dr. Joaquim Chissano, onde foi calorosamente recebido pelo Dr. Leonardo Simão, Director Executivo da Fundação. Carlos Contreiras também teve encontros separados com o presidente do Partido PANMO, Dr. Marco Juma, ex-Vice Presidente da Assembleia da Republica e o lider Partido Para Paz Democracia e Desenvolvimento-PDD, Dr. Raul Domingos, antigo Chefe do Estado Maior da Renamo, que negociou os Acordos de Roma para a Paz de Moçambique, em 1992.
O líder do PREA, Carlos Contreiras foi calorosamente recebido pelos líderes religiosos de várias igrejas moçambicanas, onde foi honrado pela sua dedicação à paz no mundo. Contreiras procedeu algumas palavras de fé e boa conduta para os políticos e para os servos de Deus, pedindo para que a igreja reforce a sua acção para a preservação da paz e do amor ao próximo.
O político ofereceu duas viaturas, uma entregue ao Pastor Paulo e outra ao Pastor Tito Marimbula, ambos Pastores da Igreja Pentecostal em Maputo. Amanha, Contreiras regressa à sua terra Natal, Angola, acreditando nos moçambicanos em manterem a Paz, Justiça, Liberdade, União , democracia e desenvolvimento nacional de Moçambique .
..................................................................................................................................................
Registo No. MCS-196/B/1997 - Página Web: http://partidorepublicanodeangola.blogspot.com/
Email: preaorg2@yahoo.com Tel: +244 - 912 56 32 11 / +244 - 923 087 888 -- Envie este artigo a um seu amigo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------REPUBLICANO PRESS
Luanda, 02 de Maio de 2014
PRESIDENTE CARLOS CONTREIRAS VAI PRESIDIR
CONFERÊNCIA SOBRE PAZ E DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE
O presidente do PREA-Partido Republicano de Angola, Carlos Contreiras, encontra-se desde ontem em Maputo, Moçambique, em missão de servço. O líder republicano angolano foi convidado pela Associação das Igrejas de Monçambique e pelos partidos politicos da Oposição para presidir a Conferência sobre Paz, democracia e responsabilidade políitica no quadro do processo das Eleções Gerais (Presidenciais, Legislativas e Provinciais), marcadas para 15 de Outubro de 2014. A informação foi avançada ontem pelo Pentágono Politico do PREA, na qual indica que o presidente Carlos Contreiras vai manter encontrar-se com o líder da Renamo, Afonso Dakalama e o Ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano para falar sobre a paz e democracia com vista reforçar os pilares da estabilidade naquele naquele país localizado na região austral do continente africano, e consolidar novas pontes para a vitalidade da concórdia, união e desnvolvimento de Moçambique para o bem estar do povo irmão moçambicano, que ao longo de mais de trinta anos ainda vive um clíma negativo de conflito militar e insegurança política.
.................................................
Registo No. MCS-196/B/1997 - Página Web: http://partidorepublicanodeangola.blogspot.com/
Email: preaorg2@yahoo.com Tel: +244 - 912 56 32 11 / +244 - 923 087 888 -- Envie este artigo a um seu amigo.
.............................................................................................................................
.............................................................................................................................
Sem comentários:
Enviar um comentário